23/02/2014


  
O que você precisa saber para ter uma boa estada em um hotel/ pousada. Luxo ou simplicidade? Conforto  ou rusticidade? Preço ou qualidade? Estas são só algumas perguntas que você deve fazer ao reservar uma hospedagem. Muitas vezes cometemos alguns erros cruciais ao reservar a diária  que podem comprometer toda a experiência da viagem. Cuidados simples podem ampliar o custo benefício de uma estada. Acompanhe em seguida 7 Dicas para escolha de um bom hotel ou pousada.


1) Que tipo de viagem vai fazer? Muito importante na hora de reservar um meio de hospedagem é saber qual o objetivo da viagem. Em geral viagens corporativas são mais rápidas e o viajante não pode perder tempo com grandes descolamentos - daí hotéis próximos a centros de convenções e áreas centrais parecem ser boas opções; além da localização alguns itens são indispensáveis como mesa de trabalho nas áreas privativas (apartamentos); excelente wi-fi (paga ou gratuita); serviços de passagem de roupas e despertador; aluguel de carro; amplo horário de funcionamento do café da manhã e um restaurante com menu atraente. Já quem está a lazer está mais 'livre' em sua programação e tem como objetivo visitar pontos turísticos do destino. A estrutura física de lazer é bem importante, piscina, salão de jogos, kids play, etc. Uma dica para os hóspedes é procurar os serviços de concierge/informações turísticas oferecidos pela hospedagem. Enfim, identificado o motivo central da viagem podemos passar adiante.
2) Quanto tem a gastar? É, por mais que queiramos nem sempre é possível ficar nos melhores hotéis de um destino. Ou seja, naquele mais bem localizado, no mais confortável, com o maior número de serviços e por aí vai.... Até mesmo porque a viagem não é apenas a hospedagem (ao menos se você estiver relaxando num resort), logo reservar uma grana para os passeios e as experiências gastronômicas é fundamental (até mesmo nas viagens corporativas mais longas é possível criar um pequeno roteiro para conhecer um restaurante ou ir a uma peça de teatro).
3) Com quem? Outra pergunta sumamente necessária, afinal, levar a sogra para um hotel de selva ou uma hospedagem alternativa talvez não seja a melhor opção (pelo menos para a maior parte dos viajantes). Da mesma forma, uma pousada muito distante (de tudo) deve ser evitada (veja bem, eu disse evitada) caso um dos viajantes tem algum tipo de indisposição que pode levar a problemas de saúde - especialmente idosos e crianças. Da mesma maneira, o marido levar a esposa para uma viagem romântica e reservar um quarto coletivo em um hostel parece ser uma ideia econômica, porém absurda - até porque mesmos hostels possuem quartos duplos/casal a serem reservados. Ah... e se seu pet for um dos integrantes da viagem é importante observar nas regras de reserva se o meio de hospedagem aceita hospedar os bichanos.

4) Conforto importa? Claro que sim, ou você acha que alguém gostaria de dormir em uma esteira no chão de uma casa na árvore no meio do nada (ops, eu gostaria muito disso ^^)... Mas de modo geral um apartamento limpo; uma cama confortável, travesseiros e toalhas de banho em bom estado de conservação é o mínimo exigível para uma pernoite agradável. Somados ao sistema de ar-condicionado (ou até ventiladores, quando falamos das pousadas a beira-mar) e ao chuveiro quente em funcionamento pleno, por favor. Amenities (ou seja, o sabonete; minifrascos xampu, condicionador, etc... que você geralmente leva para casa) nem sempre são disponibilizadas, especialmente em pequenas pousadas e outras hospedagens de baixo custo. Outra coisa, tenha em mente que tipo de hospedagem está contratando - hostels, pousadas, hotéis e resorts - cada um tem sua peculiaridade. Não dá para reservar uma pousada, exigir serviços de resort e pagar por um apartamento coletivo em um albergue da juventude, certo?
5) Regras são Regras? É, eu acho que sim, né? Muito das insatisfações dos hóspedes são decorrentes da não leitura das políticas de hospedagens das empresas. As ''regras'' ou normas da casa não estão ali só de decoração, elas servem para nortear a estada dos hóspedes e, até mesmo, evitar problemas maiores como excesso de ruídos; problemas com pessoas estranhas circulando entre os hospedes; etc. Infelizmente alguns hotéis/pousadas acabam por incluir nas normas um tanto quanto exageradas, por isto, recomendamos aqui a leitura prévia delas. Afinal, existem opções das mais variadas, basta abrir o booking.com para saber, e ninguém é obrigado a reservar uma diária caso não concorde com as normas da empresa, mas estando hospedado é de bom-senso e educação cumpri-las. 
6) Indicação facilita a decisão? Um amigo ou parente pode trazer dicas valiosas sobre boas hospedagens, assim como sugerir lugares nos quais o melhor a fazer é FUGIR. hahaha. Sites como o TripAdvisor trazem boas resenhas de lugares e meios de hospedagens. Mas calma, todo o cuidado é pouco, basear a escolha por uma ou outra informação não me parece tão prudente assim... e bons equipamentos de estada podem sofrer por avaliações de hóspedes que não leram as tais regras que falei acima (né?). Cruzar informações; solicitar opiniões diretas por e-mail junto a pousada e em sites como o TripAdvisor, Minube e Reclame Aqui, além das outras mídias sociais (facebook, twitter, etc) certamente trará maior confiança na contratação.
7) Em resumo: Planejamento é a palavra de ordem para ter uma boa experiência em uma viagem. Para isto, a antecedência na pesquisa vai favorecer você - tudo o que é bom tende a durar pouco, e a hospedagem dos sonhos pode não se realizar por indisponibilidade de reserva. Adequar conforto e facilidades oferecidas com o quanto você está disposto a investir na hospedagem amplia o custo-benefício. E, claro, não vá querer o resultado de uma Brastemp se você comprou um tanquinho - mas sim, é possível uma ótima experiência pagando valores justos. E fica uma dica também aos donos de empreendimentos hoteleiros, surpreenda seus clientes e eles irão voltar e indicar.
E ai, gostou do nosso post? Sim? Não? Que tal comentar aqui embaixo?

siga-nos no twitter @ecoturis ou instagram @ecoturis_


3 comentários:

  1. Adorei o post, excelentes dicas. Considero muito importante se atentar para esses detalhes, pois pra quem tá na empolgação da viagem, as vezes esquece de detalhes como esses que fazem toda diferença. Quando programo as minhas, tenho a preocupação de conseguir conforto/bem estar por preço justo. Esse ano viajo com minha sogra, então, preciso estar atenta para que a viagem seja agradável pra ela também! =)
    Parabéns pelas informações.
    Abraço,
    Michelle
    www.ver-o-verde.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Michelle, que ótimo que gostou. Acessei seu blog também, parabéns pelas informações.^^

    espero que sempre passe por aqui. Abraço
    @ecoturis

    ResponderExcluir
  3. Bem legal o post ! Parabéns!

    ResponderExcluir

 
Toggle Footer