24/04/2015

Parque da Jaqueira, o espaço verde mais verde do Recife
Cada vez mais os espaços verdes assumem um importante papel nos centros urbanos. Estas áreas unem pessoas, as mantém em contato com "vestígios verdes" da natureza, se tornam locais de atividades físicas e contemplação da paisagem verde em contraste com os cenários urbanos. Também oferecem serviços ambientais importantes para as cidades, como a minimização do microclima local, o escoamento das águas da chuva, abrigo para aves e outros pequenos animais, além de manter espécies da flora nativa protegida dentro do espaço urbano.

Reservadas as devidas proporções, não seria exagero dizer que o Parque da Jaqueira está para o Recife assim como o Ibirapuera está para São Paulo. Assim, encravado no bairro de mesmo nome, a área verde é um dos símbolos da natureza urbana da capital pernambucana e está presente no cotidiano de milhares de residentes da cidade. Coincidência ou não, a visita do nosso blog à Jaqueira se deu pouco depois de seu aniversário de 30 anos.


Fundado no ano de 1985, o parque mantem-se, até os dias atuais, como um dos principais espaço reservados as práticas de lazer em meio ao verde na cidade do Recife.  É uma área que une a conservação de árvores nativas e exóticas a nossa flora, com a preservação do sítio histórico formado pela capela de Nossa  Senhora da Conceição das Barreiras, edificada no ano de 1766 e outras construções que hoje já não existem no local.

As árvores possuem papel fundamental na paisagem do parque; são presença constante em  seus quase 70 mil m² dextensão. Deste modo, é possível contemplar exemplares das mais variadas espécies, como mangueiras, sombreiros, ipês, flamboyant, cajueiros e, até mesmo, um exemplar do baobá, árvore de origem africana. É claro que não podemos esquecer da árvore que dá nome ao parque, a jaqueira, no entanto, não conseguimos observar exemplares da espécie durante nossa breve visita.



Outro aspecto que chama a atenção é a estrutura de lazer. Além de áreas de gramado e bancos utilizados para conversas, leituras ao ar livre e a contemplação, a Jaqueira dispõe de pista de cooper com cerca de 1 km, ciclovia, pista de bicicross, skate e patinação. Também conta com área só para exercícios de alongamento para antes de depois do treino. A criançada tem um espaço só para elas com vários brinquedos. Além disso, aos domingos e feriados, a ciclofaixa da cidade (Projeto Ciclofaixa PE) passa ao lado do parque, assim, é possível chegar de vários pontos da cidade até o Parque da Jaqueira.

O Parque da Jaqueira é mais um exemplo de convivência entre o cinza e o verde em uma área urbana. Ele deve sempre ser conservado para uso das populações residentes e dos turistas que visitam a cidade.




Recomendações:
- Para uso das instalações do parque é necessário atenção ao regulamento, que diz, por exemplo, não é permitido consumo de bebidas alcoólicas, jogos com bola, assim como  a entrada com animais de estimação, como cães e gatos.
- É possível alugar bicicletas na área externa ao parque. Também é possível pegar ou retirar bikes do projeto "Bike PE"
- Na área externa há pequenas lanchonetes, tapiocarias, assim como uma "juice bike" que vende deliciosos sucos naturais.
- Horário de Funcionamento do Parque da Jaqueira: das 05h00 às 22h00.

 Parque da Jaqueira, Recife
  Parque da Jaqueira, Recife



0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer