Tecnologia do Blogger.
26/09/2012

Parques Nacionais do Brasil: Itatiaia (RJ/MG)


Para estrear a coluna Parques Nacionais do Brasil nada melhor do que apresentar aquele que foi a primeira área de proteção ambiental na categoria parque a ser instituído no país - o Parque Nacional do Itatiaia.
 
O velho Itatiaia está localizado na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e apresenta cenários e paisagens diferentes ao longo de seus 28.000 hectares de extensão. Alguns de seus atrativos são conhecidos nacional e internacionalmente como a Cachoeira Véu de Noiva, a Lago Azul, o Pico das Agulhas Negras e os Três Picos.



São várias as atividade e modalidades a serem praticadas nas dependências do parque como educação ambiental, trilhas, escalada, montanhismo, travessias, observação de fauna, piquenique (apenas nas áreas permitidas). Também é permitida a pernoite autorizada nos abrigos. É importante lembrar que para várias das atividades o praticante deve ter bom condicionamento físico e práticas anteriores. Também é válido lembrar a necessidade da contratação de um condutor local para guiar as atividades e manter a segurança durante toda visitação.


Dicas de visitação:

O Parque Nacional de Itatiaia pode ser visitado durante todo ano, mas o melhor período para conhecer a parte alta é durante o inverno. Enquanto que a parte baixa pode ser desfrutada durante todo ano, mesmo no verão, porém é época de grande incidência de chuva.

Horários e Tarifas

- Na parte baixa o horário para ingresso inicia-se às 08h00, com permanência até às 17h00.

- Na parte alta, o horário para ingresso é das 07h00 às 14h30. A permanência estende-se até às 17h00, impreterivelmente.

Entrada: é cobrado o valor de R$ 22,00 por visitante. O visitante brasileiro tem desconto de 50%, ou seja, paga R$ 11,00. A entrada de crianças e idosos é gratuita.
10/09/2012

Whale watching turismo de observação de baleias na praia do rosa

 O litoral catarinense recebe anualmente, entre os meses de julho a outubro, dezenas ou centenas de baleias que migram de áreas frias para águas mornas e tranquilas do sul do litoral brasileiro. Nesta passagem elas se tornam um dos principais atrativos turísticos nas praias do estado de Santa Catarina. A praia do Rosa é um ponto perfeito para a prática da observação desses incríveis mamíferos aquáticos. Se observar por terra o espetáculo natural das baleias já encanta, de barco é possível chegar bem perto delas e garantir ótimas fotos, mais que isso, inesquecíveis recordações.
Turista fotografando de perto uma baleia adulta.
Os passeios são realizados por agências de receptivos locais devidamente autorizadas. O turismo praticado neste destino preza pelo mínimo impacto - uma garantia da não pertubação destes animais, afinal, espera-se que elas retornem anualmente a praia para mais um belo espetáculo. A área está situada na área de preservação APA da Baleia Franca que exige certas condições e conduta por parte de turistas e visitantes. Tanta preocupação teve um merecido reconhecimento, a praia do Rosa é participante do Clube das Baías Mais Belas do Mundo, uma ONG que tem por missão asssegurar a conservação e preservação de belos lugares e destinos turísticos de natureza no mundo - atualmente, menos de 30 lugares em todo o planeta fazem parte da associação.
A praia oferece ótimas opções de hospedagem e agências de receptivo local que dá a assistência para quem quer observar o espetáculo da dança das baleias bem de perto e com segurança.
Deixamos vocês com esta bela imagem da praia.

Fotos: internet.
04/09/2012

#DiadaAmazônia

Neste dia 05/09 temos o compromisso de divulgar a campanha do Greenpeace pela Amazônia.
Vamos contribuir com esta mobilização online através da tag #DiadaAmazônia no facebook/twitter.

Dia 05/09 das 15h00 às 22h00 vamos fazer ecoar este grito de socorro pela Amazônia, seus povos e seus recursos.

Assine a petição pela lei do Desmatamento Zero: http://bit.ly/NSkWmP

Bebês beija-flor

Uma mamãe beija-flor resolveu construir o ninho para seus filhotes em uma pequena palmeira em uma área coberta no meu trabalho. Os dois filhotes nasceram e na foto eles estão com certa de 10-15 dias. Em breve, eles estarão prontos para voar e colorir os céus da cidade.
 
Curiosidade: existem mais de 300 espécies de beija-flor, sendo que destas muitas correm o risco de extinção devido, principalmente, a perda do habitat naturais desses animais, como as matas e florestas tropicais. Estas pequenas aves,  que medem em média de seis a doze centímetros de comprimento e que pesam de duas a seis gramas, são muito rápidas e se alimentam do nécta das flores, são as únicas com a capacidade de se manter parada durante o voo.
Foto: Jornalista Silvia Alves.
01/09/2012

RURALTUR abre espaço para o Turismo no espaço rural no Nordeste

 
O turismo praticado em áreas rurais vem atraindo um número cada vez mais significativo de pessoas e de investimentos. Esta modalidade da atividade turística vem sendo uma alternativa para quem habita áreas rurais com significativos atrativos culturais e naturais. A abertura das propriedades rurais para os turistas traz ganhos econômicos significativos e, ainda, preserva e valoriza o modo de vida no campo. Destinos consolidados de turismo rural e agroturismo já vem sendo oferecidos no Brasil, com destaque para os projetos existentes nas serras catarinense e capixaba, minas gerais, interior de São Paulo e Nordeste.
  
 
Anualmente, o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas vem fortalecendo parcerias entre empreendedores da cadeia turística e promovendo experiências de destinos turísticos rurais de todo o nordeste através da realização da Ruraltur - Feira Regional de Turismo Rural e Seminário Nordeste de Turismo Rural - neste ano os eventos foram realizados na cidade de Campina Grande-PB.

Várias iniciativas foram destacadas como o Roteiro Civilização do Açúcar que envolve municípios dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, os roteiros de experiência elaborados pela agência de viagens Immaginare, além de exemplos de turismo rural na América Latina e México, como a Rota da Tequila.

Conheça outras iniciativas de Turismo Rural e Agroturismo aqui: O Turismo no Brasil Rural.
 
Toggle Footer