13/04/2012

 Acordar às 6h da manhã para ordenhar  uma vaca. Provar um delicioso café da manhã com os produtos típicos da região. Caminhar em trilhas entre plantações e áreas preservadas. Conhecer a nascente de um riacho. Cavalgar livremente. Estas são algumas das atividades realizadas por quem escolhe uma área rural para passar as férias ou, mesmo, um final de semana.
Saiba também sobre Turismo Comunitário.

O campo sempre teve uma distinta configuração no espaço e no tempo em relação às áreas urbanas. Mesmo com a chegada da alta tecnologia aos campos, é como se as pessoas que ali vivem não se importassem tanto com o movimento frenético que a vida nas cidades impõe.
 
No Brasil, é intenso o número de propriedades rurais que vem abrindo suas portas (ou porteiras, como queiram) para acolher turistas interessados em vivenciar o estilo de vida campestre. É neste sentido que surge o chamado Turismo Rural (agroturismo ou Turismo na agricultura familiar) modalidade que surge paralelamente as tradicionais práticas rurais para complementar a renda dos agricultores. Apesar de haver distinções entre estes termos, eles se direcionam em proporcionar uma estada típica ao visitante em um ambiente rural.

SERRA CAPIXABA
Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins são duas cidades da Serra Capixaba de belas paisagens formadas pelos resquícios de Mata Atlântica, traçado dos roçados e dos cafezais, entre os sinuosos caminhos serranos. Some a isso os aspectos da cultura local e uma mistura trazida por imigrantes italianos e alemães. Com estes e outros atrativos, estes municípios vislumbraram poder atrair um número significativo de turistas.
Foi então que os moradores se organizaram para receber este fluxo de visitas, tudo muito simples, de base familiar, mas com muito carinho e atenção. O destino já é bem consolidado e conhecido, a infraestrutura de acolhimento é satisfatória, formada por sítios  fazendas familiares, e também bem diversificada (até arvorismo é possível praticar).
  As plantações de hortaliças e frutas de clima temperado como pêssego, morango, lichia e amora, os engenhos e as propriedades produzem queijo e iogurtes de modo artesanal são outros exemplos de lugares a serem visitados.

Estando lá, o turista irá apreciar uma diversificada gastronomia local, que vai do feijão tropeiro às deliciosas compotas, sem esquecer da conhecida polenta da região.

 Achei um site de um dos empreendimentos: FAZENDA CARNIELLI. (No entanto, naõ irei comentar sobre serviços, estrutura, etc., pois não tenho maiores informações, tão pouco fui ao local).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer