06/04/2012

 Você toparia realizar uma viagem diferente? Hospedar em casas de moradores locais, fazer refeições em pequenos restaurantes que servem a verdadeira gastronomia local e ser guiado por quem mais conhece a região visitada? Então você pode se candidatar a fazer Turismo Comunitário.

Esta modalidade turística vem atraindo, cada vez mais, adeptos em todo o mundo e tem como premissa básica a participação e a gestão dos atores comunitários locais nos rumos da atividade do turismo em escala local-regional. A valorização dos aspectos culturais, a proteção e a conservação ambiental e a geração e distribuição de renda são alguns dos benefícios que a atividade pode propiciar para as comunidades inseridas neste processo.

O turista que o pratica busca uma experiência verdadeira de interação entre culturas, o exotismo das paisagens e dos lugares e o estilo de vida diferente do seu habitual - globalizado, urbano e cinzento. Ao mesmo tempo em que não abre mão do conforto, da qualidade e da hospitalidade - o que não é problema para a maioria das comunidades tradicionais, que sabem acolher com fartura seus visitantes.

Onde Praticar?

Uma vila de pescadores, uma comunidade ribeirinha, um assentamento rural e, até mesmo, uma tribo indígena, um quilombo ou um distrito tradicional no entorno de uma Unidade de Conservação podem ser palcos para a prática do Turismo Comunitário - ou de Base Local.

Experiências exitosas podem ser vistas nas comunidades da Prainha do Canto Verde (CE), que traz para o turista o estilo de vida caiçara através da atividade tradicional da pesca. A Serra Geral (Roteiro Acolhida na Colônia) (SC), destino bem estruturado e consolidado que engloba cerca de 30 municípios catarinenses e 180 propriedades rurais familiares através do modelo de turismo baseado na agricultura tradicional (agroturismo) e na cultura colonial - forno a lenha, café colonial, culinária típica e tranquilidade.  O município de Silves (AM) recebeu incentivos externos para construção de uma eco-pousada comunitária, daí o turismo e o ecoturismo vêm crescendo e atraindo um público intenso de turistas nacionais e internacionais interessado em conhecer o coração amazônico.

+ Informações sobre:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer