10/11/2012


A Chapada Diamantina está para o interior da Bahia, assim como um oásis está para um deserto. Uma explosão de verde e de vida no coração baiano em uma singular paisagem natural. De lá brotam várias nascentes e rios que percorrem e cortam a área da Chapada, formando também lagos, quedas d'guas e cachoeiras incríveis - como a Cachoeira da Fumaça, a mais imponente da região - que pode ser acessada tanto por baixo, quanto por cima através de trilhas com diferentes graus de dificuldade.

Atualmente, grande parte da área está protegida através da criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina está a cerca de 430 km da capital do estado, Salvador e 1.100 km da capital federal - Brasília. A Chapada é hoje um dos principais destinos do ecoturismo no Brasil e vem recebendo um número considerável de visitantes e já possui infraestrutura adequada para acolher os ecoturistas.
Andaraí, Lençóis, Igatu, Caeté-Açu(Vale do Capão) são algumas das pequenas cidades históricas próximas ao parque onde é possível encontrar hospedagem e certa estrutura de mantimentos durante a viagem. Lençóis é a principal cidade da Chapada Diamantina e se destaca pela arquitetura colonial de suas casas e sobrados, além das belezas naturais em sua volta. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A cidade possui aeroporto que recebe vôos regulares e tabmém pode ser acessada pela BR-242.
Visitação: Para desfrutar de um passeio sem imprevistos, o melhor é contratar os serviços das empresas de ecoturismo da região ou os serviços dos guias, através da Associação dos Guias da Chapada Diamantina.
Acesso: Para se atingir a região da Chapada Diamantina existem três opções: ônibus diários de Salvador ou Brasília da viação Real Expresso ou Águia Branca; automóvel particular pela BR 242 ou avião.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer