07/08/2012

Cerca de 20 km separa João Pessoa ao município do Conde, no Litoral Sul da Paraíba e é neste município onde podemos encontrar as mais belas praias do estado - Barra de Gramame, Praia do Amor, Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho, Tambaba, entre outras. Por isto, vamos dar algumas dicas para quem deseja vir a João Pessoa e não quer perder um belo dia de sol sem aproveitar as belezas de nosso litoral.
Nosso passeio começa pela PB-008 (Rodovia Ministro Abelardo Jurema), uma rodovia estadual que liga João Pessoa aos municípios do litoral sul. O percurso passa por áreas verdes, rios e o mar sempre nos acompanha de longe, margeando a pista, moradores locais vendem frutas cultivadas na região. A ligação asfáltica é bem conservada e parcialmente sinalizada. Durante o trajeto até o município do Conde várias placas sinalizam os acessos as praias (a ligação para as praias não são calçadas e há um certo nível de dificuldade).
 Barra de Gramame e culinária local

A primeira praia fica na divisa entre João Pessoa e Conde, a Barra de Gramame é, sem dúvidas, um lugar espetacular. Como o nome já sugere, nesta praia que acontece o encontro do rio Gramame com o mar e combina um cenário perfeito de falésias, o verde dos coqueirais e o belo azul do mar formando um ambiente paradisíaco. A praia dispõe de várias opções de gastronomia. Uma boa opção, o Restaurante do Mexicano, capricha no visual regional para atrair o cliente, pratos como o Camarão ao Alho e Óleo e a Isca de Peixe com fritas, que sai por cerca de R$30,00 cada.
Seguindo nosso passeio voltamos a PB-008, menos de 10 km depois já estamos na entrada da praia do Amor - uma praia que tem como principal atrativo a pedra furada, uma formação rochosa que, de acordo com a lenda local, une os casais apaixonados eternamente. Decidimos não visitar esta praia e partir para praias mais ao sul do estado... A próxima praia é Jacumã, mais urbanizada, com comércio mais desenvolvido, com a presença de várias pousadas e restaurantes no local (é a única da região que dispõe de terminais eletrônicos do Banco do Brasil e Caixa). Também não ficamos nesta praia, seguimos para a praia de Carabipus.


   Peixinhos (sim, há peixes na foto haha)  e piscina naturais da Praia de Carapibus

Em busca de um mar tranquilo chegamos a Carabipus. Uma praia que se destaca por suas piscinas naturais de formação rochosa que, na maré baixa, é um ótimo convite ao descanso e contemplação. Para isso, dedicar um pouco mais de tempo neste lugar não é uma má ideia. A praia conta com alguns restaurantes, incluindo alguns a beira-mar, assim como, com a melhor estrutura de pousadas da região, o que é um grande convite para passar, no mínimo, um final de semana por lá.
Terminamos nosso bate-volta procurando um local para almoçar, sim, já era por volta das 15h00 (hahaha). Para isso fomos até Tambaba, a famosa praia naturista da Paraíba, a procura de um dos restaurantes mais famosos da região - O Restaurante e Pousada 'A Arca de Bilú' (mas não, você não vai encontrar ninguém peladão por lá). Um restaurante em formato de arca que fica pouco antes da entrada de Tambaba, com uma decoração bem peculiar e de propriedade de uma das figuras mais conhecidas de Tambaba, próprio Bilú, que estava lá conversando com os clientes e hóspedes de sua pousada no final de tarde de domingo. O prato mais famosos do restaurante é a caldeirada de frutos do mar, chamada a Lenda de Tambaba, outras opções como peixes, carnes e aperitivos compõem o cardápio. O preço não é um dos mais baratos e o pagamento é feito apenas no dinheiro, mas o ambiente, a receptividade e a comida não deixam dúvidas sobre a ótima opção que você irá fazer.
 Restaurante 'A Arca de Bilú' e o prato 'Peixe Barramares' e macaxeira frita
Por trás do restaurante há uma trilha curta que leva a um mirante natural, onde é possível observar uma visão FANTÁSTICA da praia de Tambaba. Essa nossa 'descoberta' acabou sendo uma das melhores coisas de nosso passeio. Nos despedimos da Costa do Conde com a certeza de termos feito as melhores escolhas - curtir cada lugar sem pressa e tentar vivenciar o que cada um tinha de melhor a oferecer.
 Vista da Praia de Tambaba

+ INFO: Agências de turismo da capital comercializam vários passeios a região oferecendo, inclusive, a visita a sete ,oito praias em um único dia. Na verdade, eu recomendo a difícil escolha de, no máximo, três praias para conhecer por dia pois cada uma tem sua peculiaridade, seu clima, seu ambiente... O passeio pode ser feito de Buggy ou 4x4, mas lembrando que o passeio pela beira-mar causa sérios danos ao meio ambiente e não recomendamos esta prática.

- Bar do Mexicano - Barra de Gramame/Conde-PB 83 9926-2628 - Galinha de Capoeira, peixada, crustáceos e frutos do mar.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer