26/09/2012


Para estrear a coluna Parques Nacionais do Brasil nada melhor do que apresentar aquele que foi a primeira área de proteção ambiental na categoria parque a ser instituído no país - o Parque Nacional do Itatiaia.
 
O velho Itatiaia está localizado na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e apresenta cenários e paisagens diferentes ao longo de seus 28.000 hectares de extensão. Alguns de seus atrativos são conhecidos nacional e internacionalmente como a Cachoeira Véu de Noiva, a Lago Azul, o Pico das Agulhas Negras e os Três Picos.



São várias as atividade e modalidades a serem praticadas nas dependências do parque como educação ambiental, trilhas, escalada, montanhismo, travessias, observação de fauna, piquenique (apenas nas áreas permitidas). Também é permitida a pernoite autorizada nos abrigos. É importante lembrar que para várias das atividades o praticante deve ter bom condicionamento físico e práticas anteriores. Também é válido lembrar a necessidade da contratação de um condutor local para guiar as atividades e manter a segurança durante toda visitação.


Dicas de visitação:

O Parque Nacional de Itatiaia pode ser visitado durante todo ano, mas o melhor período para conhecer a parte alta é durante o inverno. Enquanto que a parte baixa pode ser desfrutada durante todo ano, mesmo no verão, porém é época de grande incidência de chuva.

Horários e Tarifas

- Na parte baixa o horário para ingresso inicia-se às 08h00, com permanência até às 17h00.

- Na parte alta, o horário para ingresso é das 07h00 às 14h30. A permanência estende-se até às 17h00, impreterivelmente.

Entrada: é cobrado o valor de R$ 22,00 por visitante. O visitante brasileiro tem desconto de 50%, ou seja, paga R$ 11,00. A entrada de crianças e idosos é gratuita.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer