27/11/2016


Fortaleza (CE) é uma cidade de superlativos - uma das maiores capitais do Nordeste, de belos atrativos, dos mais renomados humoristas do país e que tem no turismo uma de suas principais atividades econômicas. É também uma cidade de contradições como qualquer grande capital do país. Pobreza e riqueza coexistem em uma realidade muito próxima - violência, prostituição infantil e poluição ambiental tornam a cidade um pouco menos bela, especialmente para quem reside, mas não é por isso que a cidade se torna menos atrativa aos olhares do turista.
O maior expoente da cidade, sem dúvidas, é a sua orla. Nas praias de Meireles, Iracema e Mucuripe estão instalados a maior parte dos equipamentos hoteleiros e de alimentação de Fortaleza. A hotelaria da cidade é formada por empreendimentos de grandes cadeias hoteleiras e ainda de cadeias locais de boa qualidade como os hotéis Seara, o Gran Marquise ou o (tradicional) Marina Park, onde ocorre uma das festas de réveillon mais conhecidas da cidade.
É na orla também onde está presente grande parte dos atrativos turísticos de Fortaleza, como a Ponte dos Ingleses (ou ponte metálica), a feirinha de artesanato e o belo jardim japonês - que para mim é um dos locais mais inusitados, belos e representativos da orla da cidade.

Aos fins de tarde, o passeio em um veleiro margeando a costa da é um dos passeios mais legais que você pode fazer em Fortaleza, já que mostra uma perspectiva diferente da cidade e seu encantador por-do-sol.

A noite, o calçadão é tomado por moradores da cidade em suas atividades físicas e turistas que procuram pelo artesanato local, assistem as apresentações de humor dos artistas de rua e que também buscam por espaços gastronômicos, como restaurantes e barezinhos. É comum também a presença de muitos agentes de turismo que vendem passeios para as praias do entorno de Fortaleza, como Cumbuco e Canoa Quebrada, traslado para o Beach Park e outros passeios.

Apesar de linda, a orla da capital cearense exige alguns cuidados para quem circula, especialmente a noite quando o calçadão se torna quase um formigueiro humano de tanta gente e pequenos delitos podem ser facilitados. A dica que dou é apenas ter atenção e não dar 'pinta de turista'. =/

Abaixo algumas fotos de Fortaleza.
Jardim Japonês, na orla de Fortaleza (CE)


Detalhes da orla de Fortaleza (CE)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer