11/09/2017

Conceito já bastante difundido na academia, frequentemente utilizado pelo marketing turístico e exacerbadamente aludido em discursos políticos em favor do desenvolvimento (a qualquer custo) da atividade, o Turismo Sustentável ainda é pouco operacionalizado pela tal 'indústria turística'. Em nossa visão, pensar na sustentabilidade do turismo é um esforço conjunto para encontrar vias alternativas e mais brandas para o desenvolvimento de um fenômeno cada vez mais importante para a sociedade e que deve, de maneira abrangente, envolver não somente os empreendimentos e o trade turístico, mas também as populações locais e os turistas.

O Turismo Sustentável não pode ser trabalhado apenas em projetos alternativos, de micro escala ou ecoturísticos, é necessário abranger e integrar um número  maior de empreendimentos e projetos que visem não apenas o lucro financeiro e que possam criar e apoiar projetos que busquem a melhor interação da cadeia produtiva do turismo com o ambiente compreendendo as várias dimensões em torno da sustentabilidade. Para a cadeia empresarial, o Turismo Sustentável não pode limitar-se a retórica do marketing turístico, estando ele nos pilares e no DNA empresarial e praticado diariamente nos processos internos da organização.

Nesse caminho, o turista é um agente chave. É preciso sensibilizá-los para que se envolvam em iniciativas  comprometidas com a minimização dos impactos ambientais e culturais em torno da visitação. É encoraja-los para que busquem uma visitação turística com propósitos, que não fiquem apenas na superficialidade das viagens de massa exaustivamente articulada  pela "indústria turística" tradicional, mas que já demonstra sinais de efetivo cansaço, e que busquem interações verdadeiras e valorosas, estimulando ganhos para ambos os lados, inclusive para o meio ambiente. É, portanto, incentivar uma experiência turística saudável, honesta e enriquecedora em nossos destinos.

Assim, acreditamos num turismo pensado e realizado de modo diferente, baseado na descoberta,  na vivência, nos encontros inesperados, que ao mesmo tempo colabore para o bem-estar e a autonomia das comunidades locais e que participe ativamente para a conservação do patrimônio ambiental. Em 2017, através da orientação da Organização Mundial do Turismo (OMT), estamos refletindo sobre o Turismo Sustentável em todo o mundo... sendo assim, que tal repensar o papel do turismo para os destinos? Que tal repensar a atuação do trade turístico na exploração dos recursos naturais e humanos? Que tal repensar o que é ser turista e o porquê viajar num mundo marcado por nossos egoísmos, insensibilidades e julgamentos?

2 comentários:

  1. Inusitada esta matéria, gostei muito . Surpreendente, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Renato. Que bom que um texto singelo e despretensioso te comoveu de alguma forma. Nesse momento estamos atualizando mais nosso Instagram @ecoturis, se puder, segue lá. Abraço!

      Excluir

 
Toggle Footer