18/02/2012


Em todas as nossas atitudes e atividades cotidianas estamos consumindo recursos provenientes, direta ou indiretamente, da natureza. Nossas ações individuais e coletivas geram impactos sobre o meio ambiente. Quando atingimos um nível intenso de utilização dos recursos naturais em nosso modo de vida estamos contribuindo para a escassez  e exploração do meio ambiente.

A Pegada Ecológica é uma medida estimada que verifica qual o rastro deixado por um indivíduo em suas atividades cotidianas. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos.
Este termo surgiu pelos pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagel, que buscavam maneiras de medir a dimensão crescente dos impactos que nós, seres humanos, deixamos no planeta. O modelo foi baseado de acordo com uma série de cálculos e dimensões (alimentos, transporte, energia, habitação etc), numa espécie de 'calculadora verde  que  traduz, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar (viver).
 Uma população ou indivíduo que habite em área dita 'desenvolvida', ou industrializada, que dispunha de um padrão médio/alto de vida (bem alimentada, que utilize carros que tenham como combustível os derivados de petróleo, que sejam altos consumidores de aparelhos eletrônicos e etc), irá requerer uma grande parcela de recursos naturais para sustentar-se, logo sua Pegada Ecológica será maior do que aquela população que não dispunha de tais recursos.
Dados globais estipulam que ultrapassamos o consumo dos recursos em 25% a mais daquilo que a natureza pode repor. Ou seja, estamos consumindo os recursos mais do que a Terra pode, naturalmente, recompor.
Resultado da minha Pegada Ecológica.
O site da organização Global Footspring Network traz uma calculadora onde você pode calcular sua pegada e como você pode contribuir para a redução de seus impactos na natureza. Fiz o teste e constatei que meu padrão de vida está adequado ao proposto pela ferramenta. De acordo com a ferramenta: Se todos vivessem como eu seria necessário uma capacidade de regeneração de 0,9 planetas por ano, resultado abaixo da média brasileira, necessitando de uma área de 1,6 hectares.

 E você já fez o teste? Qual foi o resultado?





0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer