16/02/2012

Já pensou em viajar causando o menor impacto ambiental possível? Aqui você acompanha algumas dicas que preparamos para que sua próxima viagem seja mais sustentável.

# Planejamento:
Na hora de planejar sua viagem lembre-se sempre: quanto mais perto, melhor! Para pequenas e médias distâncias prefira ir de ônibus, trem ou carro - o impacto é menor do que ir de avião. Se for de carro não se esqueça da revisão prévia do veículo, a viagem torna-se mais segura e sustentável já que um veículo revisado emite menos gases poluentes na atmosfera.
Busque com seu agente de viagens ou através da internet hotéis e pousadas que demonstrem ter compromisso com o meio ambiente e com a população local. Pesquise se a empresa é local e operada por habitantes locais, se existem programas de reciclagem de resíduos, se há a opção dos hóspedes usarem as toalhas novamente, em vez de pedir para trocá-las todos os dias e, ainda, se há sistemas para economia de água e energia nos banheiros e quartos.

# A viagem:

 Antes de sair, lembre-se de checar se todas as torneiras estão fechadas, desligar o gás e todos os aparelhos eletrônicos da tomada, assim você viaja mais tranquilo e acaba por não desperdiçando. Previamente, cancele o recebimento de jornais e revistas ou faça uma doação e desvie a entrega para uma escola ou biblioteca enquanto estiver fora. Finalmente, lembre-se de emitir seu bilhete ou passagem eletronicamente, sempre que possível.
Para ir ao aeroporto ou rodoviária tente ver com outras pessoas, amigos e familiares, que já irão a locais próximos, pegue uma carona, que tal? Táxis também são bem-vindos, desde que compartilhados com outras pessoas.


# No Destino:
Mantenha os mesmos bons hábitos que você já tem em casa: economize água ao tomar banho e escovar os dentes; desligue o ar condicionado, a luz e os aparelhos eletrônicos ao deixar o quarto; reuse toalhas e lençóis; leve seus próprios produtos de higiene em vez de usar os descartáveis - se usar os do hotel, leve o que sobrar para continuar aproveitando em casa; separe o lixo para reciclar e jogue-o nos recipientes apropriados.
 Se for fazer uma trilha em uma área natural, não esqueça: leve somente fotografias e boas recordações, não deixe nada além de pegadas. Cuidado para não perturbar os animais e vegetais do lugar, não saia da trilha e quanto menor o grupo, menor o impacto. Dê preferência aos condutores locais. E, caso gere algum lixo, leve-o de volta com você e dê uma destinação adequada.

Seguindo essas orientações você, além de fazer uma ótima viagem sustentável, contribuirá para a manutenção da área visitada. E ai, gostou? Comente.... e uma feliz e sustentável viagem!





2 comentários:

  1. É isso aí! Muito bom o post! É essencial informação para conscientização dos viajantes! Veja mais postagens e informações na fanpage do TURISTA CONSCIENTE!

    https://www.facebook.com/pages/Turista-consciente/335361356585380?ref=hl

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise, agradeço o seu contato. Fico feliz por ter achado o post interessante. ^^ Parabéns também por sua fanpage. Abraço @ecoturis.

    ResponderExcluir

 
Toggle Footer