14/02/2015


Já fui a Recife em várias oportunidades - seja apenas de passagem, a passeio, a trabalho... mas nunca tinha escrito sobre ela. Talvez por não ter elementos suficientes para criar um post, ou por uma antipatia gerada por "outros carnavais". Pois bem, num belo e despretensioso dia de domingo em família conheci uma Recife que ainda não tinha conhecido, deste dia em diante comecei a ver a capital pernambucana com outros olhos.

Pensar na capital pernambucana para mim sempre foi sinônimo de coisas boas e coisas não tão legais assim; congestionamentos e poluição são os principais fatores que me impediam de escrever algo sobre esta cidade. Entretanto, nesse passeio pude presenciar uma cidade mais limpa, mais ativa e democrática. Para começar o passeio, visitamos um parque - não era exatamente o parque mais bonito da cidade (o Parque da Jaqueira, esse sim é um dos mais belos lugares da cidade), mas sim o Parque 13 de maio. Bastante arborizado, com equipamentos voltados ao público infantil,  e com a presença de pista de cooper, e espaço reservado a animais - como aves e primatas de pequeno porte.
A região do centro de Recife: um passeio em um domingo tranquilo. 1. Parque 13 de maio; 2. Estação do Projeto Bike PE; 3. Ponte histórica sob o rio Capibaribe.

No entorno do parque 13 de maio, assim como em várias ruas principais de Recife há estações do projeto Bike PE - uma rede de ciclovias que ligam parte da cidade. Aos domingos os carros dão lugar às bicicletas em outras grandes avenidas de Recife através das ciclofaixas que passam por ruas e pontes na região central, portuária e da orla da cidade. É muita gente se dedicando à pratica esportiva - crianças, jovens, adultos e idosos - algo surpreendente se considerarmos que a bicicleta foi até pouco tempo renegada como meio de transporte ou como prática de lazer.

No centro de Recife a região conhecida como Marco Zero, um dos pontos geográficos mais importantes e conhecidos da cidade, apresenta construções antigas de bastante exuberância que hoje são ocupadas por órgãos públicos, empresas (muitas delas de tecnologia) e a noite por barzinhos que agitam a noite recifense. Passamos e indico por dois pontos bem bacanas: o Paço Alfandega e a Caixa Cultural. O primeiro é um pequeno shopping  que fica as margens do rio Capibaribe e está instalado em um prédio histórico ao qual seu atual nome continua como referência. Já o segundo, a Caixa Cultural, um espaço destinado a arte e a cultura com entrada franca (exceto shows e exibições) que une as diversas modalidades de arte - como exposições, teatro e apresentações. É nesta região que acontecem os festejos do carnaval da cidade, o carnaval multicultural - um dos mais animados e conhecidos do país, é também a região de onde partem os barcos para os passeios para visitar o Jardim das Esculturas, assim como para outros pontos do rio Capibaribe.
Ciclovia e calçadão da praia de Boa Viagem no Recife.
Na orla da praia de Boa Viagem os moradores praticavam esportes ao ar livre. Aos domingos, a faixa principal é interditada para que os habitantes andem de bicicletas, caminhem ou corram. Apesar da praia não ser exatamente a melhor para banho (especialmente quando consideramos os ataques de tubarão nas áreas sinalizadas como de risco), a beira-mar é uma ótima opção para descansar, pegar uma corzinha ou saborear um delicioso caldinho de feijão. 

E o post não poderia ser finalizado sem antes de falar sobre a aventura gastronômica. Pois bem, o título de capital 'multicultural' que Recife carrega não poderia ser deixado de lado quando o assunto é gastronomia. Há uma variedade de restaurantes e lanchonetes enormeeeee... que o diga a praça de alimentação do mais novo shopping da cidade - o Riomar. Como o nosso tempo era curto, os restaurantes do shopping se mostraram a melhor opção, entre hamburguerias, casa de massas, steakhouse, a opção do dia foi um singelo sushi - algo nada regional, é verdade. No entanto, nada que um delicioso bolo de rolo não traga um pouco da culinária pernambucana à mesa.

Chegamos ao fim ao post, mas não ao que Recife tem de bom, em breve postaremos outras dicas sobre a capital pernambucana. Fiquem ligados!

Fotos da região central de Recife: 1. Casarão histórico em processo de degradação; 2. Bandeira de Pernambuco estilizada em artesanato; 3. Igreja histórica.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer