07/04/2012

 Na última sexta-feira (07/04/12) o programa Globo Repóter teve como tema de suas reportagens o transporte ferroviário e sua (in)evolução no Brasil.

O programa relatou do início da construção das ferrovias no país, a importante figura histórica de Barão de Mauá, a construção da Ferrovia Madeira-Mamoré (conhecida como Ferrovia do Diabo), a decadência do uso dos trens e o crescimento da frota de carros e caminhões no país, até os dias de hoje - com a chegada das modernas máquinas sobre trilhos e os novos projetos para atender aos desafios da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras.


Muitas histórias e estórias contadas e relembradas da época que os trens carregavam a maior parte da riqueza do Brasil.

O programa também trouxe o trem que transporta passageiros entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo com aproximadamente 600 km de extensão, que revelam belas e únicas paisagens, passando por cidades como Itabira, João Monlevade, Ipatinga e Governador Valadares.

A moderna linha que faz o trajeto Londres-Paris também foi um dos destaques do programa.

2 comentários:

  1. Bem legal este blog! Moro em Barcelona e outro dia na tv daqui passou um documentário sobre a decadência da ferrovia Minas Gerais-Bahia. Mostravam como ficaram os trabalhadores depois que os trens de passageiro param de circular pela via e o que foi feito das estaçoes de trem. Deu uma certa dó e pena de nao termos mais trem de passageiros no Brasil, aqui, na Europa, o trem é uma ótima opçao de locomoçao, apesar de estar perdendo um pouco de espaço para o aviao, por conta do preço.

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  2. Olá Cristina. Agradecemos o seu contato e seus elogios. Que tal nos seguir?

    Realmente, o transporte de passageiros e turismo ferroviário poderia ser mais valorizado aqui no Brasil. Infelizmente o problema é histórico, e as principais cidades tem uma reduzida extensão de trilhos...
    Até mais!

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